Bora Bahia Minha Porra #BBMP: um exemplo de gestão no futebol brasileiro

Bora é uma corruptela do convite: “vamos embora”. Aliás, muito famosa nos movimentos de esquerda contra a Ditadura Militar no Brasil, pela voz de Geraldo Vandré. Lembram? “Vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”  Bora sofreu o mesmo processo que o pronome de tratamento Vossa Mercê, que hoje é você e, tem até quem pergunte: - “cê tá bem?”. Poderia não vir ao caso está explicação se não tivéssemos falando de um esporte de massa, de um time de massa e de uma galera massa: a torcida do Bahia. Futebol, Bahia e Povo: a soma do que há de melhor no futebol brasileiro.
Bahia não precisa de caracterização. É um dos times de maior paixão nacional. Quem duvidar, inclusive os adversários, vá a um “espetáculo”, que é a torcida do Bahia de casa cheia. “Torcedor do Bahia não vai ao Estádio para ver o jogo. Mas, para se ver “. Já foi dito sobre este clube. Clube não. Seleção. Podemos até não ter todos os melhores em todas as posições. Mas, com certeza , os mas amados habitam e ostentam o brasão do esquadrão de aço. Aço inoxidável.
Minha se trata do pronome de possessão. O time é da torcida. Os jogadores, a partida. E a Fonte Nova?  Mesmo sendo uma concessão do Estado da Bahia vá e diga que não é do Bahia. Aliás, até os adversários sabem da relação de amor e compromisso que há entre a torcida do Bahia é aquele estádio, palco de grandes batalhas que inveja até os antigos coliseus romanos que originou os estádios e as arenas de hoje. Entre o que é de fato e o que é de direito o Bahia está acima. Em Roma também se chamava de arena o palco da disputa. Da batalha...
 E porra? Ah! Na Bahia porra é porra mesmo. É ou não é, minha porra? Que porra é essa de dizer que não sabe o que é porra, porra? Bem...
Mas, o Esporte Clube Bahia tem encantado a Bahia, o Brasil e o mundo por conta de uma série de ações corajosas e necessárias para este Estado é este Clube também. . Desde o ano de 2018 que o time inaugurou uma série de homenagens que tem dado o que falar. Indígenas, negros, portadores de algumas doenças, mulheres etc. estas categorias tem se figurado na aproximação entre o time e o público. Logo, temos tido gols de índios, mulheres e negros no Bahia. De forma simbólica e também real. Gol do Bahia. E quando faz muitos gols numa partida há time que não aguenta e foge do campo. Mas, isso espirro assunto.
Como se não bastasse, e não foi um critério para a escolha - o #BBMP é o único time da primeira divisão do campeonato brasileiro que possui um técnico negro. Não foi critério, mas, poderia ser, né? Ou não há técnicos negros com capacidades de dirigir grandes clubes no futebol brasileiro?
Outras ações de aumentar o número de associados ao clube, divulgação da marca, popularização e pluralidade da torcida tem sido bem vista por quem tem frequentando o estádio e que gosta do futebol. Necessário também a popularização. Além do processo de escolhas dós conselheiros, que também merece destaque. Destaque também para se popularizar mais em cor, classe social, Genero, raça e etnia, etc.  Mas, um bom passo já foi dado.
Estas ações tem colocado o Esporte Clube Bahia em relevo em nível nacional. Empolgado a crítica esportiva, incentivado torcedores, influenciado outros clubes a se reverem e, o melhor de tudo, feito bem ao clube e a torcida.
Que seja um prelúdio de bons resultados em campo e fora dele. Que seja o anúncio de comemorações de vitórias e títulos. Que seja tão alegre e empolgante como é a torcida do Bahia,  os feitos e gritos deste time: “ BORA BAHEEEEEA MINHA PORRAAAAAA! Sigamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidor público não tem de ter empatia

Gel é a grande vencedora das eleições 2020 em Antônio Cardoso