1. E esta língua que Latimos
2. Jocivaldo dos Anjos
Observamos diariamente nos meios acadêmicos algumas expressões que se colocam restritas apenas a alguns grupos de profissionais. Na sociedade não é diferente escutamos (principalmente no meio jurídico) expressões que apenas os conhecedores do direito, e chamados erroneamente de operadores do direito, dominam, - e nem todos-. Nas salas de aula de ensino fundamental e médio a grande maioria de professores de língua portuguesa enfrenta dificuldades para dar algumas explicações a exemplo de explicar o porquê das palavras seção, sessão e cessão serem grafadas de tal forma ou para explicar porque o feminino do substantivo cachorro é cachorra e o de boi é vaca e o de cavalo é égua. A maioria destas expressões provém da língua latina, considerada por muitos como uma língua morta, mas que diariamente demonstra que está vivíssima, e por se falar em vivíssima, também vale ressaltar o quanto, muitos professores engasgam quando alguns alunos indagam sobre o porquê de o superlativo de alguns adjetivos apresentarem o sufixo íssimo e outros não; a exemplo de érrimo.
Alem destas há tantas outras expressões que utilizamos diariamente que se faz necessário, termos outro olhar sobre a língua latina, para além de sua utilização eclesial e nomeadora cientifica da fauna e a flora.
As aulas de Latim parecem (para a grande maioria dos alunos) mais um suplicio. Quando se inicia o estudo dos casos latinos: dativo, ablativo... Declinações da primeira a quinta... Polissemia, homonímia... Latim clássico, latim vulgar, latim eclesiástico... metaplasmos... Tem deixado muitos alunos da área de letras com enfados sobre o latim, a parte mais aceita pelos estudantes e a que fala sobre a historia de Roma e das curiosidades. O problema e que este afastamento das regras da língua latina tem contribuído para a formação de docentes que quando indagados pelos alunos só conseguem responder que faz parte da regra da língua portuguesa, que é herança do latim etc. o que também vem contribuindo muito para que cada vez mais muitos alunos odeiem língua portuguesa e sejam péssimos em redação e gramática.
Na língua latina, diferente da língua portuguesa as palavras não podem mudar de classificação simplesmente por estar anteposto a algumas outras palavras ou posposto, a exemplo de que todas as palavras na língua portuguesa que vier após um artigo tem sempre a função de substantivo ainda que seja classificada morfologicamente em outra categoria. Na língua latina não: Chico é Chico e Francisco ‘é Francisco, os casos são os responsáveis pra dizer se tal palavra tem a função sintática de um sujeito de um predicativo a exemplo do nominativo. Isso torna a língua latina mais “fácil” de identificação de sua função sintática.
“A existência de morfemas indicadores de função sintática exercidas por nomes faz com que a ordem das palavras nas frases sejam bastante livres” (BENJAMIN 2002).
Pois na língua latina não é necessário que as palavras venham como na língua portuguesa, sempre primeiro artigo, depois o substantivo e seguida de adjetivo e verbo e demais. Por ser assim se faz desnecessário em latim da utilização da conjunção, uma vez que há a possibilidade de justaposição de orações no período. Inicialmente o léxico da língua latina era muito pobre e as palavras mais antigas pertencem ao patrimônio indo-europeu.
O latim em nossas vidas
Ao observamos diariamente podemos verificar o quanto o latim ainda está vivo entre nós. Sabemos que é através da genitália feminina que gera a vida dos filhos logo genus em latim significa família, daí também o nome de algumas profissões a exemplo de ginecologista. Anualmente a igreja católica realiza a campanha da fraternidade com o intuito de debater certo tema e contribuir para certo povo que é considerado pelos católicos como irmãos. Pois em latim frater significa irmão então apenas acrescenta-se o sufixo e os contribuintes para a realização da campanha. Logo Campanha da Fraternidade.
O fato de o substantivo feminino de cavalo ser égua também tem raiz latina, pois em latim equus significa cavalo, portanto o nome égua sofreu algumas mudanças, mas preservou a proximidade com o nome original latim e ainda não e a toa que as corridas de cavalo são corridas eqüestres e as vacinas são para eqüinos etc.
Utiliza-se diariamente os termos claro e escuro para explicar a oposição entre dia e noite e o que representa isso é o fato de durante o dia ser claro e durante a noite ser escuro, pois durante o dia tem luz e luz vem de lux do latim que significa dia, logo tudo a ver entre luz e dia. E por se falar em lux, ao nome aluno apenas com o acréscimo dos afixos determina aquele ser que é um ser sem luz, uma vez que prefixo a tem uma função de negação então aluno significa ser sem luz.
Para que qualquer coisa ocorra se faz necessário a existência de um pai, alguém que assuma a paternidade por isso é que não há algum evento sem que haja o patrocinador, que alias vem do temo patrocinari em latim do radical pater que significa patrocinar, logo que patrocina é quase pai.
E difundido pela igreja em todo o universo cristão e católico a cruz com Jesus pregado e logo acima as inscrições IRNI, ao indagar alguns padres sobre o significado os fieis escutam eles afirmarem significar: “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus” de pronto os que não tem o conhecimento sobre a língua latina não entendera, entretanto e muito simples: o alfabeto latino não havia as letras J e V que veio a ser incorporadas depois, e as letras I e U faziam o papel de consoante, tanto que é que até hoje nas escolas ao ensinar sabemos que estas letras são semivogais e as demais são vogais. O que justifica o fato de INRI ser Jesus de Nazaré o Rei dos Judeus.”os romanos utilizaram de um alfabeto que consiste na adaptação do alfabeto grego, introduzido em Roma provavelmente pelos estrucos.
Desde pequenos enviamos cartas, que são escritas em folhas de papel, justamente pelo fato de em latim o substantivo Karta significar folha de papel. No entanto hoje já não se manda mais cartas, que são tidas como coisas do passado, retrogradas, hoje envia-se e-mail para que as pessoas façam a leitura e depois deletem. Ocorre que o verbo ler do português vem do verbo legere do latim e o tão famoso deletar que já faz até parte de musicas também vem do verbo deleri que quer dizer ser destruído, logo tudo a ver, quando deletamos algo o destruímos.
Como já mencionado anteriormente sobre os casos latinos e as funções assumidas de acordo com seu sufixo, em latim não há a necessidade da existência de artigos. Pois quando chegamos a um bar e compramos o Domus (bebida conhaque) não utilizaríamos o artigo em latim e possivelmente poderia ter outro nome, pois domus em latim significa casa, por isso é que Sabrina Sato ao entregar a Pizza só de calcinha realizou uma entrega em domicilio, preservando o radical domi (que aliás tem suscitado grandes debates se o correto é entrega em domicilio ou entrega a domicilio, já que a gramática normativa considera que a verbo entregar não é um verbo de movimento, mas não entraremos neste pormenor -para este propósito- agora). Ao realizar este serviço, que alias serviço vem de servus em latim que significa servo que servia ao seu dominius (senhor) por isso é que Renato Russo diz na musica Metal contra Nuvens que ninguém é senhor do seu domínio, entretanto se fosse uma senhora seria em latim uma domina.
Fala-se muito hoje em emancipação, e muitas cidades também conseguiram isto recentemente, porque em latim a expressão mancipium significa escravo então quem não quer continuar escravo de outro necessita se emancipar, ou seja, deixar de ser escravo, acrescentando apenas o afixo e.
Desafortunadas são aquelas pessoas que nasceram sem bens, haveres ou sorte, pois em latim o termo fortuna é fortunae daí a explicação. Quando solicitamos copias é porque queremos ter mais de uma, o que também o latim explica, copia significa abundancia. Vemos diariamente que muitos nomes de cachorros são rex e não é à toa, pois rex significa em latim rei já que o cachorro é o guardião da casa e muitas mães e muitos pais definem por colocar em suas filhas o nome de Regina pois Regina significa em latim rainha. O que dizer das pessoas que realizam seminário e fala o tempo todo sozinho sem permitir a fala do outro e as vezes, chovendo no molhado com idéias já faladas e vazias?. Seminário vem do latim seminariu e significa etimologicamente viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras, logo seminário que não semeia idéias para uma possível futura germinação, pode ter outro nome, menos o de seminário.
Fala-se muito na atualidade em civilizações antigas e novas, nas civilizações vivem os civis ou civilizados, os cidadãos, pois o termo ciuis vem do latim que designava o nome cidadão, e era escrito pela letra u pelo motivo já mencionado. Neste momento em que estou escrevendo este texto de vez em quando navego pela internet. Quem navega é marinheiro logo o termo nauta em latim significa marinheiro em português por isso astronauta o astro que navega pelo espaço. Todas Andreias são Dea, mas poucas sabem que Dea significa deusa em latim. E o burro é um asno porque mula em latim se grafa asina.
Brincadeiras pueris são as brincadeiras de menino afinal puer em latim significa menino e os meninos têm seus educadores que são os professores e professoras, estes fazem ou fizeram magistério que vem do latim magister e significa professor.
No hino da independência do Brasil de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I há a frase: “já com garbo varonil” que quer dizer já com bem apessoado, generosidade, grandeza para caracterizar os homens lutadores do Brasil, já que varão em latim quer dizer homem. A beleza vista no dia a dia não tem nada a ver com o termo bellum que muito pelo contrario representa a destruição e tristeza pois significa guerra por isso armamentos bélicos são armamentos de guerra. E nas guerras sofrem multidões assim como na guerra velada que há no Brasil onde diariamente a policia prende algumas vitimas desta guerra urbana e os repórteres ao anunciá-los para o publico dizem: fulano de tal de vulgo tal. Vulgus vem do latim e significa povo, logo tudo que é vulgar são coisas do povo o sentido foi modificado o seu valor semântico na língua portuguesa do Brasil e, pois vulgaridades por aqui são coisas do “povinho” e não tem muito a ver com a cidade, não a do cidadão e nem a da urbanidade mas sim a cidade esquecida até pela própria educação formal que aparece muito mais como um aparelho ideológico do estado. Alias é.
Há muitos Landros e Leonardos que são apelidados por Leo, entretanto muitos não sabem que Leo vem do latim e significa leão, bem como os nossos edis (vereadores)
“aedílis,is (edil, magistrado romano cujo cargo era inspecionar os edifícios públicos e particulares, sacros e profanos, os aquedutos, os divertimentos públicos, o abastecimento da cidade e, em geral, tudo que fosse do bem comum), aedés,is (residência, templo comum),
Vereadores, deputados, senadores são legisladores e atuam diretamente com a lei que em latim se grafa lex. Por conta do rotacismo em latim se escrevia a palavra arbor e para o português passou a ser arvore, por isso que não se arvoriza e se arboriza por conta do radical latino.
“Doutor Honoris Causa é o titulo atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos”
Assim como a presidente do Chile Michele Bachelet e o brasileiro representante do movimento negro Adbias do Nascimento que receberam este titulo que significa honra pela causa. Outra palavra que também sofreu o processo de rotacismo.
Na cidade de Salvador há o bairro denominado Stella Maris que significa do latim estrela do mar. Outro caso interessante é o de Júpiter que é muito conhecido hoje pelo planeta, mas é também o nome do deus pai e em latim se grafava Iuppiter por um processo de aglutinação dos vocábulos Ious e pater, logo Júpiter tem o significado de pai dos deuses. Tudo o que fazemos á mão chama-se manuscrito porque o radical latino é manus. No meio popular onde se expressa mais forte a presença do termo vera; já escutei muitos jovens em tom desafiador ameaçar no futebol: “se ele me botar esta falta eu vou à vera”. Vera também vem do latim e quer dizer verdade por isso veracidade. Vera dicite ( dizei coisas verdadeiras).
Quem esta livre é por que têm a liberdade, logo as pessoas que cometem delitos e podem sair da cadeia ainda em processo recebe o habeas corpus que significa corpo livre, e as pessoas que estão livres (gostam) as vezes gostam de tomar cerveja e entre as cervejas há a kaiser que significa Cesar em alemão ou alguns optar por beber a cerveja primus que no latim significa o primeiro, (na verdade primus era um antigo superlativo que por significar “ o mais antigo” e por conseguinte “ o primeiro passou a ser utilizado como um numeral ordinal e secundus era o antigo particípio do verbo sequor (seguir) significando originalmente “ o que segue”, “ seguinte” e também vem do latim; pode ainda não gostar de álcool os corpos livres e preferir degustar a cerveja líber que também vem do latim e que dizer livre. Alias Cesar tem umas historias interessantes. Quando as mulheres vão parir e tem dificuldades costuma-se fazer o parto cesáreo. Este nome provem de quando Nero era o rei de Roma e em Roma todo o rei recebia o titulo de Cesar, ele abriu a mãe ( sem anestesia, pois naquele tempo não existia) para saber de onde ele nasceu, daí que quando abre-se a barriga da mulher para tirar a criança se diz que fez um parto cesáreo.
Nigéria, pais africano houve apenas o acréscimo do sufixo ia, pois o radical Níger do latim significa negro, logo Nigéria é lugar de negros, bem como pejorativamente denominado o termo nigrinha para tratar de mulheres que não tem uma conduta como a sociedade conservadora e racista almeja e aí já se junta com a discriminação racial que sofreu o negro no Brasil. Acer e acre significam azedo no latim, o primeiro é uma marca de computadores e o segundo um estado brasileiro. Quando um time entra em campo todos devem estar trajando uma única forma de roupa que é denominado - e vem do latim- uniforme uni: única e forme : forma. A rede de aviação TAM em latim significa tão, quiçá esta nomenclatura para a rede no sentido de propalar a idéia de eficiência da empresa.
Na Bahia há uma cidade denominada São Felix, que é o radical de feliz. Nos supermercados vende-se a marca de biscoitos bônus que do latim quer dizer bom. Em 1988 no Brasil foi promulgada a carta magna que quer dizer a grande carta, a maior, a Constituição da Republica Federativa do Brasil, que alis republica quer dizer coisa pública: res: coisa e pública: do povo. Os pais geralmente quando tem o seu primeiro varão que colocar o seu nome completo e ao final acrescentar o nome Junior. Junior vem de Iunior do latim que significa jovem, logo o seu filho é ele todo (em nome pelo menos) só que jovem.
Devido ao fenômeno de assimilação o superlativo de alguns adjetivos se diferenciam, por exemplo o superlativo de rico é riquíssimo já o de fácil é facílimo, diferenciam-se no seu sufixo.
Quando foi lançado o veiculo modelo Fiat Uno Mille como a potencia de 1000 cavalos estava baseado no nome latino que Mille é igual a mil. Diariamente quando observamos uma multidão ou outros objetos quaisquer que impossibilita-nos a contagem afirmamos haver mais de mil, ainda que se tenha menos – uma hiperbolezinha não faz mal a ninguém-, pois bem, esta expressão vem do latim do numero cardinal mil, por exemplo, a frase: “milia militum uidi” significa “ vi uma quantidade imensa de soldados” ainda se falando em numeral nos é bastante conhecida estas letras: I, V, X, L, C, D, e M, pois estas são as letras representativas do algarismo romano que também é uma herança da língua latina. Hoje quando fazemos algo que gostamos pedimos bis e é ate uma marca de chocolate, pois bis é um numeral multiplicativo que significa duas vezes.
Egoístas ou egocêntricas são aquelas pessoas que só pensam nelas, ou ainda que pensem em outras, mas antes de tudo pensa nela, isso porque ego é um pronome pessoal que vem do latim e significa eu (muito estudado por Freud por sinal). Nas missas ouvimos sempre os padres dizerem: “naquele tempo...” isso era uma expressão muito utilizada pelos romanos e sua versão latina é illo tempore. Idem é uma expressão muitíssimo utilizada que vem do latim e quer dizer o mesmo, outra só que menos utilizada é a expressão ipsis que significa o próprio. No meio acadêmico se utiliza muito a expressão ipsis littere que significa ao pé da letra.
Sabemos que quando as pessoas se casam elas estabelecem uma união conjugal, justamente pelo fato de em latim coniungor significar eu me uno logo cônjuge é aquela pessoa que se une a alguém.
A língua latina é tão utilizada que muitas pessoas estão no dia-a-dia escutando expressões latinas em musicas e não sabem que são e também às vezes não entendem que seja. O grupo de Rap de São Paulo, Racionais MCS em uma de suas letras na musica da Ponte pra cá tem o seguinte trecho: “ errare humanus est, grego ou troiano, latim tanto faz pra mim fí de baiano” quica muitas pessoas que são fãs dos Racionais MCS – como sou- não saibam que esta é um expressão latina que quer dizer: errar é humano, formada a partir de um verbo no infinitivo, uma verbo de ligação e um predicativo do sujeito. Vivenciamos algumas vezes as pessoas afirmarem que fulano esta cogitando algo, claro! As pessoas cogitam o tempo todo, pois do latim cogitare quer dizer pensar, por exemplo, a frase veuere est cogitare quer dizer viver é pensar. Ouvir é áudio porque em latim a sua formação se dá pelo verbo audiri. Êxodo é saída e regresso é retorno justamente pelo fato de exire em latim ser o verbo sair no infinitivo e redire ser retorno. As águas das chuvas são águas pluviais porque o verbo pluit em latim significa chover.
Geralmente aos finais dos textos escreve-se post scriptum quando se esquece de algo durante ele, justamente pelo fato de significar escrita posterior. Paulatinamente que dizer aos poucos porque em latim Paulo significa pouco. Quem não é da terra chamamos de extraterrestre justamente pelo fato de extra em latim significar fora de; bem como infra ser abaixo de, intra dentro de e trans além de. Super homem é o homem que está sobre o homem (no bom sentido, claro), pois super em latim significa sobre. Situação sine qua non quer dizer sem a qual não e causa laboris causa de trabalho. Logo laboratório é onde se faz o labor. Em janeiro estarei de férias e jamais de feria, pois o substantivo férias só é possível sua utilização no plural, em latim denomina-se este fenômeno de pluralia tantum.
No Brasil existe um instituto de pesquisa chamado Vox populi que em latim quer dizer a voz do povo, a renda per capita significa a renda por pessoa, bem como o curriculum vitae ser a corrida da vida e álibi ser uma justificativa. O pro labore é o que a pessoa percebe pelo seu trabalho, visita in loco e visita no local e o plural de campus não ‘e campus e sim campi.
Sessão é escrita no inicio com s e com dois esses porque vem de sessio do verbo sedeo, que significa o lugar onde se pode sentar por isso sessão de cinemas e também sedentário. Cessão iniciada pela letra c é pelo fato de vir de cessio, do verbo cedo que significa dar por isso algumas pessoas cedem e conceder é dar tudo junto e proceder é ir a frente. Seção tem sua forma erudita secção vem de sectio que quer dizer cortar, por isso que seção são departamentos e dissecar e cortar todas as partes. Propaganda são as coisas que devem ser propagadas e merenda é aquilo que é dado a quem merece.
Bem, já observamos o quanto o latim faz parte de nossas vidas mesmo que muitos não saibam da importância do seu estudo para quem se arvorar trabalhar como docente quem vem de doceo, inclusive, que quer dizer aquele que ensina.
Este texto esta língua que latimos queria justamente trazer a tona uma questão do nosso dia-a-dia, pois quando alguém fala alguma coisa que outros ignoram costuma-se dizer: “deixei-o latino eu é que não vou dar importância...” assim também tratamos aquelas frases, musicas e coisas das quais não gostamos a exemplo disso é um termo muito utilizado hoje em dia que foi criado em Salvador – BA e muita gente o rechaça que é o termo piriguete que nem o computador reconhece. Pois saibam os eruditos de plantão que este termo tem sua raiz no latim onde periculum quer dizer perigo e ete teria a significação de eterno, entretanto em Salvador o termo tem um significado bem próximo que é aquela mulher que esta a perigo e já que piriguete não dar e sim distribui, que seja distribuída pelas nossas escolas e sociedade - assim como fazem as piriguetes- a importância de termos outra visão sobre a língua latina que já provou não estar morta, muito pelo contrario vivíssima e quiçá ser o que Olavo Bilac denomina de ultima Flor do Lácio. E respeitando ainda a matriarca da língua portuguesa, se colere significa o cultivo, então o que é cultivado é cultura e cultura merece respeito.
1. Texto escrito com a intenção de discutir a importância da língua latina na sociedade brasileira, o seu uso diário com o propósito de servir de arcabouço também para utilização em espaços de discussões e sala de aula.
2. Jocivaldo Bispo da Conceição dos Anjos, aluno do 7o. Semestre do curso de Letras com Espanhol, pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, militante dos Movimentos Sociais e Populares do estado da Bahia e está Secretario Municipal de Agricultura no município de Antonio Cardoso.
Referencias:
1. Gramática Latina da Editora Ática, 2002, São Paulo
2. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080111150617AA8j22l
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hino_da_Independ%C3%AAncia
4. http://pt.wiktionary.org/wiki/edi
5. MACHADO, Luis, Este ‘e o Latim que você pensa que não sabe, Uma nova visão do Latim
6. NEVES, Kelly Cristina e GOMES, Elizabeth Vieira, O Latim ‘e a Alma da Propaganda, O correio UFF
7. VIARIO, Mario Eduardo, A importancia doLatim da Atualidade, Revista de Ciencias Humanas e sociais, São Paulo, Unisa, v. 1, n. 1, p. 7-12, 1999
All star= ok
Selva=lula
Patronuus= patrão padrão, grmática normativa, língua do patrão
Comentários
Postar um comentário