AS RUAS GRITAM DE NOVO
Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas foram às ruas neste 15 de maio em todo o Brasil. Foram para denunciar o descalabro do corte de 30% das Universidades Públicas Federais. Mais de 160 cidades em 26 Estados foram palcos de manifestações em pedido explicativo do porquê destes cortes. Não pode ser somente o controle da “balburdia”, como disse o Ministro Weintraub. Não pode ser somente isso. Mas, parece ser.
- “Não sabem quanto é 7 x8”. São os militantes”... falas deste nível foram propaladas pelo presidente da república no sentido de desqualificar a ação feita por pessoas de diversos credos (e sem nenhum também), diversos partidos, apartidários e muita gente, inclusive, que votou no... Amoedo. Bem... Amoedo teve mais votos do que o apresentado pelas urnas. Será que houve fraude? Bem Bolsonaro aviusou sobre esta possibilidade!ah! E militantes também. Muitos militantes. Não é crime ser olifante. Se trata de uma das mais dignas tarefas lutar por causas sociais e coletivas.
Em 2013 não foi somente por 0,20 centavos, foi por menos disso. Foi pela desconexão sobre formação técnica, mesmo que em ensino superior, e apreensão do conteúdo político e epistêmico. E, neste dia 15 de maio de 2019 não foi somente por 30% de corte. Foi pela negação do conhecimento e da cultura. Foi pela lembrança de que é desta forma que os regimes totalitários se estruturam. É desta maneira que se redireciona um país para correr a passos largos para trás. Foi por isso.
A aliteração comandou parte de cartazes “ é greve porque é grave”. E é, de fato. Na praça denominada de Greve no passado e diante do grave ataque não há outra coisa a fazer senão frequentar a antiga praça. E, se não resolver a praça continua no mesmo local. As cabeças para projetar as ideias, as pernas para marchar e o gogó afiado para os... militantes gritarem palavras de ordem. Ah” pode gritar o #LulaLivre também, que por isso não serão caracterizados por imbecis úteis. Não irei para a etimologia da palavra imbecilidade. Somente direi que “azul porque azul é cor e cor é feminina”...
Dia 30 tem mais. Já foi falado. A UNE convoca os “militantes”, quer dizer, estudantes, a CUT convoca os trabalhadores, as universidades terão seus alunos novamente e professores também. Os eleitores de Amoedo também podem ir porque e trata de uma pauta de todo mundo.
O Ministro Onix ao explicar que seria necessário poupar para guardar, fez uma comparação com um pai que precisa de comprar um vestido para a filha em dezembro, mas precisa de poupar logo a partir de julho. Somente duas coisas ele não conseguiu explicar:
1. Quem deve receber este valor poupado, de onde virá o tecido do vestido e quem o usará?
2. Se precisa de economizar tanto assim porque se partiu do mote da “balburdia” nas universidades?
3. Por qual motivo a equipe do governo exala tanto ódio às universidades?
4. A partir de onde eles querem escolher quais temas devem ser objeto de estudos e pesquisas acadêmicas?
Já que não possuem estas respostas, continua sendo a rua, o palco do momento. Antes de concluir devo dizer que o contingenciamento foi colocado como culpa do PT. Primeiro foi culpa de Dilma porque não fez o ajuste fiscal e a política de austeridade foi para o ralo. Depois, após o golpe patrocinado pelos gestores do atual governo, continua sendo culpa do PT, pois foi na chapa do PT que Temer entrou. (Não precisa de constitucionalismo e regime eleitoral brasileiro). Já pensou o que seria deste governo se não fosse o PT?
O PT para o governo Bolsonaro atua como o diabo para maioria de igrejas os evangélicos. Se o diabo sair do saguão da igreja Deus sai pela janela. Assim como o diabo tem de estar presente nas falas e precisa de ser expurgado. O PT precisa de estar presente para ter existência este governo. Pois, caso o PT saia, correm dois possíveis erros: pessoas que ainda apoiam o governo sair da caverna qual o mito de Platão e; faltar fieis nas redes para defender o governo. Porque uma hora estes robôs que ajudaram a impulsionar postagens e eleger Bolsonaro vão se cansar. Se isso acontecer corre até o risco de o PT sair de cena. Mas, enquanto isso não ocorre o PT e o vermelho vai atravessando gerações. Atravessa tanto que Inácio, o rapazinho da foto, parece estar bem à vontade no colo de sua mãe Jane e, aparentando conforto e projetos de pesquisar balburdias numa universidade federal e se aposentar por lá. Tem tudo para ser petista. Está até de vermelho. Mais um Militante

Comentários
Postar um comentário