Você precisa de se organizar melhor.

Quem nunca chegou atrasado na escola, trabalho etc.  e escutou um: - “você precisa de organizar seu tempo”. Quem nunca ouviu que o nosso sucesso depende da gente, que, se a gente for mais aplicado, autoexigente e controlar melhor o nosso horário podemos ter êxito na vida? Uma espécie de autorresponsabilidades emanadas diariamente sem relativizações. Né? - Né não. - Seja aplicado: não é? Se exigia mais🤔.
A partir de tantas orientações acerca da automeritocracia e das determinações pessoais a gente vai se moldando e cada vez mais cobrando de si. Às vezes gera ansiedades, depressoes, suicídio etc. mas, são apenas alguns “fracos” que fazem isso, não é? ( está observando, já aprendido) os fortes sempre vencem. Percebemos que a tônica é o darwinismo social. Pois bem.
Nesta quarta eu dialoguei com um amigo meu. Uma das promessas do mundo jurídico baiano. Marcos Leone é de Quijingue e foi morar em Salvador para estudar na UFBA. (Esta mesma que anda promovendo e permitindo balburdias. Rsrsrs ) fazendo o curso de BI em Hmanidades e logo depois entrando para o curso de Direito. Isso, o curso de Direito da UFBA, seja quiçá, uma das melhores representações baianas da explicação do “desorganizado”.
Ele me falava: “Negão, meus colegas são filhos de promotores, prefeitos, juízes... o filho do Deputado Federal fulano é meu amigo. Gente boa demais o cara. Mas, negao, é duro pra porra
-. Como eu tenho uma graduação numa língua estrangeira e já estou noutra fase dos estudos, o indaguei: é curso de o inglês? Ele: - eu estava fazendo inglês e espanhol, mas tive de trancar. Não dei conta. Será que se Marquinhos “organizasse” melhor o seu tempo daria tempo de dar o tempo necessários para estas questões que pedem tempo. Muito tempo. “Tempo, tempo, tempo, tempo... tempo é o que, Caetano?”... deixemos de prosaicas poesias musicadas.
- Velho, a galera já entra com a vida decidida e organizada.
Ao ser aprovado recebem um carro. “Não será desorganizado por ter de pegar dois ou três ônibus e chegar atrasado na Federal”. Aliás, ele mora perto da faculdade ou os pais alugam um apartamento para permitir isso. Uma ajudinha externa para o estudo do querido filho.
Ah! Ele já ganhou também a habilitação. Mas, para a faculdade o motorista pode levar.
No contraturno ele somente estuda. Daí, será mais organizado perante aqueles que precisam de sair da faculdade para o trabalho ou sair do trabalho para a faculdade e estudar pelas madrugadas. Olheiras se tornam companhias inseparáveis. Bem como o café e a gastrite futura.
O coleguinha levanta cedo. As 05:00 da manhã para fazer academia. Não é preguiçoso e desorganizado não. Quando ele adentra na faculdade as 07:30 já fez muita coisa. Ele é dedicado. Bem, já aqueles que conseguem pregar os olhos as 02:00 da manhã quando para para organizar a marmita de mais tarde . Ah! O organizado quando não almoça em casa leva dinheiro e almoça pela universidade mesmo. Até no bandejão com os colegas. Se não tiver fila, lógico.
Os trabalhos dos organizado são apresentados no dia correto que o professor, outro organizado geralmente, determinou. Já o atrasado quer pedir prazos sempre para o maestro. É, universidade não é pra todo mundo, né? - me permita.
O coleguinha organizado já entra na faculdade falando dois idiomas, pelo menos, no 5º semestre fará uma viagem internacional, ao se formar terá o escritório do pai par trabalhar, o estágio está garantido. Ele possui o que chamavam antigamente de “pedigree “. Ele tem linhagem. Tem o que herdar e logo tem futuro. Não é um
Desorganizado. Muito bem.
Percebemos os atravessamentos por que passa os estudantes empobrecidos nas universidades brasileiras? Nem to falando de questões subobjetivas como as questões de cor de pele etc. e outra: o coleguinha organizado pode fumar o baseado dele numa boa, caso goste. Já o desorganizado... se a polícia der o baculejo no ônibus que ele tiver e pegar ele na quebrada com um baseado na mochila. “Taca pra 20 ele come só”. Se quiser misturar, misture. Mas, saiba seu lugar no mundo.
Não estou fazendo culto a preguiça, procurando saídas para alunos não aplicados ou querendo que os desprovidos de bens também o seja de sonhos. Nada disso. Estou apensas grafando o que as gentes passam até ganhar o título de desorganizado, via de regra.
A organização é algo que quem tem posses não precisa de ter. Porque quem tem de organizar o orçamento é quem padece de dinheiro, de horários é quem tem de delimitar tudo é pedir mais uma hora para caber o dia no dia. Geralmente este é o da hora sem dormir, de escolher entre comer e comprar um livro ou participar de um evento.
Luiz Alberto sempre me diz: “você estando lá é melhor do que eles. Porque eles tiveram e têm toda uma estrutura que você não teve. E eles não fazem dimensão do que você passa para estar lá”. Luiz tem razão.
Por trás de um desorganizado há sempre um esforçado. Alguém conhece algum rico ou classe média esforçado? Eles são... brilhantes, hiperinteligentes etc. os adjetivos são criados para algumas categorias sociais e sua reprodução também.
Vamos à luta. Sigamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidor público não tem de ter empatia

Gel é a grande vencedora das eleições 2020 em Antônio Cardoso