Que merda é essa?¹
Jocivaldo dos Anjos²
A palavra merda é um substantivo muito utilizado no falar cotidiano de todos os brasileiros e brasileiras, sem distinção de classe social, coloração de pele, religiosidade etc. Entretanto “declamá-la” - sempre é tido por alguns setores conservadores da sociedade - como uma palavra sendo de baixo calão e que não deva ser utilizado nas relações sociais.
Esta palavra “merda” é a palavra que nos últimos dias tomou a cena midiática brasileira devido a ser entoada pela maior autoridade do país. Ninguém menos que o presidente Luis Inácio Lula da Silva afirmou: “(...) Nossos programas sociais é para tirar o povo da merda e tem tirado (...)”. Após o presidente entoar estas palavras ele de pronto percebeu que utilizou uma palavra de pouca aceitação pela mídia e se afirmou: “ amanha os meios de comunicação falarão que o presidente da republica falou a palavra merda. Mas, eles falam isso todos os dias...”
A diferença entre o presidente ter falado e os representantes dos meios de comunicação se concentram em alguns aspectos básicos. Primeiro é que os representantes dos meios de comunicação não falam em público e sim em alguns momentos particulares, muitos preferem se esconder atrás dos discursos bonitos e, o presidente Lula a entoou diante da entrega de obras promovidas pelo seu governo. Nisso a algo a ser relevado e entendido pela população brasileira. Uma vez que quase todos (senão todos) os brasileiros a pronuncia ( a palavra merda), mas apresentam limites e entoá-la em publico o presidente Lula fez um caminho distinto. Me lembro ( e não utilizarei lembro-me não é por não saber das regras gramaticais, mas sim no sentido de valorização do falar do meu povo...) que no tempo da campanha do então presidente Lula à reeleição havia a seguinte frase: “ (...) um país onde o presidente é povo e o povo é presidente” .
O presidente Lula fala de improviso, pouco escreve os seus discursos e em plano mundial tem um dos discursos mais cativantes. O presidente Lula não fala somente o que o povo quer ouvir ou o que é aceitável pela sociedade. O meu presidente fala com a alma e é por isso que hoje conta com mais d 80% de aprovação popular. O povo brasileiro se ver quando o presidente Lula fala, porque ele fala a língua do povo. Não vai buscar sinônimos que dificultem o entendimento do povo porque ele entende que o que ele diz deve ser ouvido e entendido. O presidente Lula mudou a historia da política brasileira, pois em tempos de eleição somente escutávamos políticos falarem milhares de palavras e o povo não entender alguma sequer. Talvez os tucanos e democráticas dissessem coliformes fecais. Imaginem como ficaria a frase!
Seus adversários (tucanos e peefelistas este ultimo que teve que trocar até de nome para ver se o povo se esquecia das mazelas que fizeram no país) sempre falavam grego. Uma das palavras mais utilizadas em seus discursos era a palavra ética. Lula mostrou que ético é tirar 30.000.000 de pessoas da linha da pobreza, que ético e garantir que o filho do preto pobre pode e tem o direito de cursar o nível superior; que carro não é somente um objeto que os ricos e abastados devem ter. Lula, o cara, pronuncia como o povo porque é povo, tem a alma do povo e entende o que o povo fala e vive não por ter estudado e lido vários livros sobre o povo, mas porque acima de tudo viveu como povo e sabe o que é a vida do povo.
O que é que nós costumamos dizer quando estamos em grande dificuldades? Geralmente se diz: - Estou na merda. E, muita gente nesse país, literalmente esteve na merda. Imaginem como viviam neste país pais e mães de famílias que não tinham a mínima perspectiva de ter uma casa? Crianças, ( como eu vivi) que ao estudar à noite com o candeeiro no outro dia chegava à escola e tomava reclamações da professora e puxões de orelha porque o gás do candeeiro caia no caderno, caderno que aliás era muitas vezes dado pela própria professora) hoje não! Hoje o presidente que fala o que o povo entende garante através do programa de transferência de renda, bolsa – família, recursos suficientes para que as crianças deste país possam ir à escola com caderno para estudar e condições de serem alimentados. E mais, através da resolução de Nº 38 de 16 de julho de 2009 que versa sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação visa garantir alimentação com qualidade nas escolas e valorização da agricultura familiar.
Senhores, o príncipe dos sociólogos ou o sociólogo dos príncipes, como queiram, não diziam em seus discursos a palavra merda, mas com certeza a política desenvolvida por ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi uma MERDA.
Senhores, o professor Paulo Freire afirma que nós educamos muito mais pelas ações do que pelo discurso. O presidente Lula educa o povo brasileiro pelas duas formas. Hoje o povo brasileiro foi considerado como o povo de maior auto-estima do mundo. Isso que dizer que o povo se sente representado quando o maior líder popular do mundo fala a palavra merda como qualquer um fala no dia-a-dia. O povo se sente representado quando sabe que o seu líder mesmo não tendo o nível superior deu uma aula de economia ao mundo e disse acertadamente que a crise no Brasil seria uma marolinha e ele criou mecanismos para que esta crise que detonou vários países, no Brasil não passasse de uma marolinha.
- Dr. Lula, o senhor é doutor em organização popular, pois ajudou a criar a maior central sindical do Brasil; Dr. Em política, pois ajudou a criar o partido político mais sólido e mais querido do país o Partido dos Trabalhadores PT ; Dr. Em economia, pois conseguiu fazer o país atravessar uma grave crise econômica mundial sem que seu povo percebesse; Dr. em comunicação social pois fala o que o povo entende e se comunica como poucos... E, que vá a merda estes amantes dos discursos sisudos e não comunicativos, onde só se consegue observar o emissor da voz e não estabelece um dialogo com quem está escutando e não há um dialogo de entedimento.
1. Produzi este texto após perceber a forma com que a mídia brasileira vem tentando construir no imaginário das pessoas que é mais importante o falar bonito em vez do fazer bonito. Da tentativa de execração das políticas desenvolvidas pelo presidente Lula e por sua equipe e por perceber do quão se faz importante criarmos também instrumentos de defesa deste governo, um governo que vem fazendo a verdadeira “Revolução Democrática” neste país.
2. Jocivaldo dos Anjos é jovem tem 28 anos, negro, estudante do curso de Letras com Espanhol, militante dos movimentos sociais e populares no Estado da Bahia, está secretário de formação do Partido dos trabalhadores no município de Antonio Cardoso onde também ocupa o cargo comissionado de Secretario de Agricultura.
Comentários
Postar um comentário