Carnaval de Salvador: Quem trabalha? Quem curte? Quem curte e trabalha?
“We are carnaval”. Frase de quem so curte. “Uiá carnaval”. Frase de quem só trabalha. As vocalizações consonontaticas ensinam. O policial só trabalha. Quando se despe da farda, alguns ainda curtem. Via de regra descansam para voltar ao batente no dia seguinte. O catador de latinhas só trabalha. Aqueles pulos que dão e as cervejas qhe bebem não é curtição. É a expulsão do que não pode ficar preso sob possibilidade da loucura. Porque o que este povo ganha pra se expor a tudo, a doenças em especial, não permite uma curtição racional. Garçons dos camarotes trabalham. Cordeiros trabalham. Trabalham as cordas para para proteger os que só curtem. Bem como garçons trabalham as taças e comidas nos camarotes para alimentar o gozo, vaidade e herança da servidão dos que só curtem.
Já bebi muita batida de tamarindo em carnavais. Capetas, coquetéis... este dono da barraca, mesmo indo atrás do trio, vez em quando, trabalha. Não curte.
É necessário o entendimento que curtir requer estar em paz consigo. Desprovido de preocupação. Assim como os que curtem.
Jocivaldo dos Anjos, 23/02/2020
Comentários
Postar um comentário