Lula está certo : democracia pra quem?

Antidemocrático é democratizar a fome e privatizar a comida. Assim, a Ilhazinha de Cuba mostrou “pra esses cu como se faz”. Hoje Cuba é referência em saúde e educação. Precisa de avançar ainda mas interseccionalidades. Mas, ainda há tempo.
Pela democracia, Alexis de Tocqueville defendeu o livre comércio na América como um modelo a ser seguido. A segregação e a morte de pessoas por falta de alimentos. Pergunto: quando falamos em democracia, sobre que democracia falamos?
A democracia liberal dos costumes como Hobes defendeu e que o PT e quem se respeita é signatário, que defende as liberdades individuais e coletivas, direitos das minorias ou a democracia do livre mercado de Adam Smith, David Ricardo e que o sociólogo dos príncipes, Fernando Hernique Cardoso fez no Brasil, privatizando tudo o que podia para garantia da ampla concorrência?. Eu tenho R$ 10,00 e o meu concorrente R$ 10.000.000.000.000,00 como está conta fecha? Bora ver.
O Brasil de 2020 tem a solução. Aliás, o Brasil tem apontado soluções pra tudo. Criou-se um grupo com gente de todo tipo. Fundação de banco bilionário, intelectuais de direita declarado, trabalhador, políticos golpistas, partidos de “A a Z e de 0 a 100 pra não esquecer de ninguém”. Neste grupo todo o debate é a defesa de democracia. A pergunta é: democracia pra quem?
A democracia grega não era para 5% da população, mas, foi o berço. A das Américas de Tocqueville e a encarceradora de corpos pretos, letal e concentradora de renda. Mas, a chamam de democracia. O que é democracia mesmo? Minha grande linda professora sempre pergunta. (Ela não é grande. Baixinha, magra e arretada. Todo meu respeito). O que cabe numa democracia que não debate o seu uso social. É para tirar Bolsonaro e colocar quem no lugar dele? Doria? Huck? Maia? Ah, gente. Bora devagar com a gente. Onde estão os pretos, as mulheres, os gays, os favelados, os reouvermos e todos os do andar de baixo e com a letra A do feminino nesta conta de vocês?
Torcida urbanizada se ajuntar pra defender a democracia não debate projeto econômico. Se debate os direitos de ir e vir. Meu povo preto, quilombola e favelado sabe pouco disso. Não nego a importância. É totalmente respeitável e apoiado. Eu apoio. Mas, sobre fome eu sei. Sei sobre caudilhismo. Sei sobre dores que vi e vivi. Bora devagar. Já vi gente apanhar só por ser preta e gente ri porque eram pretas também. Não estou falando de violência policial. Falo da democracia que permite o caudilhismo.
O que estes democratas defendem projeto econômico de pais? É o dos partidos Democratas do Brasil e dos EUA? Se for não nos serve .
Em 2014 estes apoiaram um golpe de Estado transvestido em impeachment. Em 2018 apoiaram um deputado medíocre que sempre defendeu tudo o que ele executa hoje. Agora vem dizer que não sabiam? Que achou que seria diferente? Que ele não teria coragem?
Ciro, meu caro, em 2018 a França estava bonita? Neste tempo estávamos aqui defendendo a democracia. Eu, Ciro, e muitos outros petistas, defendeu apoio a você. O que você fez com isso? A vaidadezinha miúda de sair do Brasil e... preambulou o “eles que lutem”. Então, devagar com o Lula. Lula tem o cabedal de incluir a gente. Sou roceiro, preto e quilombola. Vivi antes e depois de Lula.
Fernando Hernique Cardoso além de fazer o que fez quando poderia não ter feito o que fez e fazer diferente. Entreguista. Ele se calou em 2014 e 2018. Vocês querem se comparar com o Lula mesmo? Cresçam? Lula está alguns degraus acima. Muitos. Muitíssimos.
E, para concluir eu digo. Acho que Lula precisa de estar neste movimento. Mas, com o babá  ajustado. Precisa de saber o que cada um defende de projeto econômico. Na Revolução Francesa a conversa bonita era assim também. Para citar sobre Europa, Ciro. Depois... já sabemos né? O MDB nacional também serve de exemplo FHC.
 Respeitem o Lula.
Com Bolsonaro não da. Mas, no lugar dele a gente bota o que de projeto econômico? De projeto social? Tiramos ele e colocamos o que? Ou a conversa é na obscuridade?
Sou da parte dos jacobinos do PT. Mas, nossa autocrítica é interna. Façam as suas. E... olhem para vocês antes de falar do Lula. Levam a boca e deixem de preconceito. Vocês ainda não aceitaram um cara nordestino, de pouco estudo, sem herança do “pedigree” ser o que Lula é. Lula precisa de avançar em varios aspectos. Como todo mundo. Mas, isso é conversa de casa. Mainha e pai sempre me orientou. “Roupa suja de lava em casa”. Sigamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheço o chão da escola

Tatiana Veloso: a grandeza da simplicidade