Eu não falo com estagiários
Dentre as frases mais vis, burras, mesquinhas, preconceituosas é discriminatórias que já escutei, esta se assenta. Quem não fala não escuta e nem aprende.
Esta frase é a demonstração cabal do não reconhecimento para que serve o estágio na vida do estagiário e da sociedade. . O não saber que o estágio se trata de uma fase de formação pela qual todas as pessoas deveriam passar para a testagem do seu conhecimento e aprimoramento. Mas, no Brasil, o estágio se organiza nas mentes das pessoas adultas (e até de gente mais nova) como se fosse um boy de luxo. Aquele que faz tudo e não aprende nada específico de sua área. Aquele que tira xerox, paga a fatura do “patrão” (ainda que seja o pseudopatrão um empregado tambem), mas, sobretudo, o estagiário sofre muito mais pelo preconceito geracional que orienta o desenvolvimento nacional. Ele ocupa o não lugar. O lugar que a juventude ocupa. Não se trata de ponto fora da curva ou destoante que tenhamos mais jovens desempregados, encarcerados e mortos.
A leitura preconceituosa para com o estagiário empobrece o estágio de quem faz e seu aprendizado. Empobrece o espaço que ele atua, pois, ele, que está em plena atividade de estudos, pode atualizar o pensamento político e administrativo do local de onde atua. Mas, quem mais perde é toda a sociedade que não consegue atualizar a agenda de desenvolvimento e a transição geracional qualificada.
Observo os grandes líderes mundial. Eles sempre estão com algum jovem por perto. Numa relação de aprendizagem mútua. E, assim, todos aprendem nesta relação e todos saem ganhando.
Aqueles que não falam com estagiários são pobres de alma. São desprezíveis e não deve caber espaço de respeito e destaque nem no trabalho e nem na vida. Pois, estes não conseguem apresentar inovação onde trabalha, tornando o espaço ultrapassado e nem contribui para que o seu espaço de trabalho seja um local prazeroso de vida e um ambiente aconchegante.
Sobre estagiários tenho as melhores experiências de aprendizado. Triste daqueles que não aproveitam este vigor, conhecimentos, inovações e, sobretudo, a atualização da agenda da sociedade. Estagiários tem muito a dizer. Senhores e senhoras, , escutem, respeitem, ensinem e aprendam. Tenham porosidade, apresentem e ensinem humildade. Contribuam para a formação de uma sociedade melhor para todos. Provem para o estagiário que todos nós estamos em estágios probatórios. Todos estamos sempre aprendendo e ensinando na vida. Devemos saber disso. Se não sabemos ainda. Devemos aprender. Sigamos!
Jocivaldo dos Anjos
09/08/2020
Comentários
Postar um comentário