O PT NUNCA FOI ODIADO




O PT nunca foi odiado.  


Como fazer uma afirmativa desta num momento em que o antipetismo vem decidindo eleições Brasil a fora e destituindo petistas de cargos eletivos e impedindo que outros entrem. Tá bom. Eu reafirmo: O PT jamais foi odiado. (Nesta análise não estou considerando os desertores. Estes e estas que saíram também muito mais por amor mal correspondido internamente do que por ódio). 


Para entender o ódio ao PT é preciso separar causa de efeito. Intenção de resultado. O que é odiado por quem produziu e convenceu parte significante do Brasil (a elite intelectual capacho

de endinheirados e herdeiros da escravização) de que o PT é o maior problema do Brasil jamais foi o partido da estrela solitária. O incomodante é a sua representatividade. O seu efeito na sociedade, os seus resultados sociais. Esta elite atua contra o país porque ainda não se libertou dos gritos que vinham das senzalas, dos cantos do campo e das coragens dos quilombos.Não pussuem semtimentos de nação. 

As intenções do PT outros partidos também têm. Os erros outros partidos também têm. Mas, os efeitos provocados no seio da sociedade brasileira, quando no governos, somente o PT conseguiu e consegue. E mais: consegue até fora dos governos. O PT pauta a sociedade brasileira. Não é o único partido a pautar, mas, é o mais forte e percebido. 

Todo e qualquer partido que fizesse o que o PT fez também seria também odiado. Ajuntar um monte de trabalhadores, virar um partido, disputar o poder central até ganhar e quando ganha tem a audácia de pautar a sociedade pela inclusão? (Mesmo que pelo consumo em seu bojo maior, mas, foi inclusão sim). Isso é o que incomoda. E ainda mais o realinhamento social a partir de 2006 com o segundo mandato de Lula. Momento em que se afasta da intelectualidade sabida,  que tem respostas para tudo, e se aproxima mais do povo trabalhador. É preciso capacidade interpretativa para compreender isso. 

O PT somente representa nesta quadra o que deve ser odiado num país em que relutou a acabar com a escravidão e até hoje não aceita cotas ainda e demarcação de comunidades indígenas e quilombolas. Que renega homossexuais, assassina mulheres e genocida o povo preto como uma peça de diversão. Não, meus caros. Não é ódio ao PT. É ódio a quem luta pelos menos favorecidos.Pelos esquecidos. Qualquer um que se ousasse a fazer o que o PT fez pagaria os mesmos preços que o PT vem pagando. 

Sou crítico do PT em diversos aspectos.Inclusive em ser mais corajoso nas pautas de esquerda. Necessita de ser. Mas, esta pecha de ódio aos erros do PT é o canto da sereia. Algo criado para enganar inocentes e gente de parca leitura. Sim. De parca leitura sim. E não estou falando que o PT não errou não. Não estou dizendo que não cometeu equívocos e por eles deve ser punido. Errou e precisa de autoavaliar-se mesmo. De fazer a famosa autocrítica. Mas, fazer a autocrítica para melhorar para os esquecidos das terras brasileiras e não para os sempre lembrado. Jamais deve ser a avaliação que quem brada deseja não. O que os bradadores querem é acabar com o sonho de uma sociedade mais justa, igual e fraterna, que, no Brasil, somente o PT consegui de forma mais alargada no governo e até hoje pauta enquanto partido político. O PT é o único partido político no país que é considerado partido. No PT não tem erro individual. Todo o erro é coletivo. Alguém que você nunca ouvira falar, mora em qualquer lugar, mas, é afiliado ao PT e cometeu qualquer erro que seja, logo se escuta: “é do PT”. É assim ou não é? 

A sanha da maldade contra o PT também contribuiu para a criação desta unidade nacional. Todos os afiliados, parlamentares e gestões de outros partidos quando erram tem seus nomes publicizadas juntos com os erros cometidos. Os do PT não. Os do PT sempre tem uma configuração coletiva partidária pelo acometimento. Por que acham que isso ocorre? Se no ranking dos partidos mais corruptos o PT não se figura? Mas, para quem somente se orienta pela mídia... o PT provocou até as pragas do Egito e provocou todas as guerras da humanidade. O PT é agredido assim porque ousou. Precisa de ousar mais e enfrentar mais ódio ainda. Ninguém muda a sociedade e inclui os excluídos sem coragem. 

Entendem como o fato de o PT nunca ter governado o Estado como o de São Paulo e ser o principal partido na crítica social naquele Estado em avaliação de outras gestões estaduais? Estar fora do governo federal, destituído por um golpe, (foi golpe mesmo e acabou. É preciso coragem para dar o nome certo as coisas) e ainda hoje ser o partido do centro do debate nacional. Perguntem para a população qual o partido do presidente da república para ver quantos sabem. Agora perguntem qual foi o partido que competiu com ele. As pessoas podem nem saber o nome de quem concorreu, mas, sabem qual foi o partido. Foi o PT.


O PT reposicionou a sociedade brasileira. Querendo os donos e destiladores do ódio ou não. O ódio ao PT é a caminhada à superação do racismo. O ódio aos PT é o início de uma tentativa modesta de reforma agrária. O ódio ao PT é a abertura das universidades para gente preta e empobrecida. O ódio ao PT é o reconhecimento do das comunidades quilombolas, é a garantia, ainda que diminuta, de direitos do povo indígena. É o reconhecimento da juventude enquanto sujeitos, é a luta pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, é o ainda tímido investimento no campo brasileiro a partir da agricultura familiar. E não estou falando de políticas públicas tão somente. Estou falando de política. Porque o que reposiciona o povo é o entendimento político de cada ato. O povo entende o PT. Por isso o PT é tão perigoso. Mas, eles em ódio ajudam o PT a ser mais nacional ainda quando culpam o PT do que nem o PT sabe que existe. São torpes na análise do discurso. Aviva querendo acizentar. É que o ódio não é um bom companheiro para ninguém. 

Este povo jamais se importou com os erros do PT. Topariam de boas qualquer partido que errasse em corrupção mil vezes a mais do que o PT, mas, jamais aceitaria qualquer partido que se ousasse a fazer metade do que o PT fez pela inclusão social e por pautaria de forma política. Do sentido político que cada pauta que o PT defende e implementa quando na gestão tem para alteração de sentimentos sociais também. 

O PT tem erros e graves a meu ver. Mas, não são estes que os contra estão interessados. Avanços na transição geracional, priorizar eleições de mulheres e população LGBTIIA+, indígenas,!rurais... fazer orçamento participativo, gestão exemplar etc. lêdo engano de quem acha que este povo que anda escrachando o PT deseja. Mas, o PT precisa de fazer tudo isso sim. É muito mais para a libertação de quem ainda não conseguiu. Existe para isso. Tipo aquela música (vou tocar só pra doer em você). O que este povo deseja é o fim do PT e o que ele representa em alterações da posição social. O que este povo ruim espera é que não haja símbolo nacional de enfrentamento para mudar as pessoas de local. O PT é este símbolo. O que eles esperam é que não haja um partido que paute o país mesmo não estando dirigindo este país na gestão. Mas, dirige na política. Precisa de ousar mais para dirigir mais. Dirigir do tamanho que é. Grandão! 

Em 2020 o PT não elegeu nenhum prefeito nas capitais brasileiras. Alguém tem dúvidas sobre qual será o partido mais falado durante os próximos quatro anos? É isso. 

O PT não pode ser refém do que não é ele. Do que não lhe pertence. O PT tem de ter coragem de enfrentar o sentimento e ações de corporações que atuam o tempo todo contra o reposicionamento de raça, classe, gênero e geração no país. Seguir avançando com as proposições de um partido que organiza o povo. Deixar os cães ladrarem e passar com a caravana. O PT precisa sim de ganhar governos para poder implementar o projeto. Mas, o PT não precisa de estar no governo para fazer política. Precisa de fazer política o tempo todo. Não tem outra alternativa. 

Esqueçamos ódio ao PT. O ódio é ao projeto de sociedade. Ou não veem que até o papa está sendo odiado por defender o que JESUS defendia: o amor ao povo pobre. Que evangélicos progressistas estão sendo odiados. Que torcidas organizadas de time de futebol também estão sendo odiadas. Marielle era do PT? Não precisa de ser do PT. Só precisa de querer e lutar por um país mais justo. 

O ódio deles não deve ser a métrica do planejamento de renovação do PT. Mas, o projeto de nação liberta e emancipada que caiba todo mundo sim. Sigamos! 


Jocivaldo dos Anjos

04/12/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidor público não tem de ter empatia

Gel é a grande vencedora das eleições 2020 em Antônio Cardoso