Menor Nico é engraçado, mas não é alegre

 



Ver Menor Nico é engraçado, mas, não é alegre


Não é alegre ver um adolescente negro de 14 anos que não sabe ler e escrever de acordo com o preconizado pela legislação. Esta é a regra da adolescência negra e rural no Brasil. Menor Nico é a exceção disso enquanto destaque. Mas, a regra enquanto vivências diárias.

Este soletrar de Nico me incomoda. Eu, que tieto ele é fui até à casa dele na semana passada. Me agrada ver a puerilidade de Nico, mas, me incomoda ver que ele representa a regra educacional e social que afasta jovens negros de espaços de vida e os empurra para espaços de mortes. Nico tem uma beleza linda. Para qualificar com redundância a beleza. Mas... não me chamem para celebrar meu conterrâneo que aos 14 anos ainda está na terceira série e soletra as palavras. Nico não sabe ler direito. Isso me incomoda. 

Ele precisará da educação. Aliás, ele já precisa. Se ele continuar com muito sucesso precisará para fazer seus negócios prosperarem. Se fracassar precisará para sobreviver. Não é bonito menino preto analfabeto aos 14. 

Não que eu seja nietzscheano. Não é isso. Se bem que Nietzsche coloca a gente em nosso lugar. Quando temíamos em fugir da realidade. O moribundo tem seu lugar em minha vida. Nico também tem. Mas, eu quero muito ver os futuros meninos pretos fazendo sucesso dominando a leitura e escrita na idade certa. Nosso feacaso escolar é um projeto social. Não é somente a escola que dará conta de sua superação. Se trata de questões muito maiores. Já pensaram se Nico vivesse numa família que, mesmo empobrecidos, dominassem bem a leitura e a escrita? É este projeto de país baseado no fracasso escolar que precisamos de superar. 

Nossas necessidades se transformam em virtude com a mesma facilidade que nossas risadas, mesmo de dor, são confundidas com alegrias. 

Nico, estude. Você vai precisar.


Jocivaldo dos Anjos

07/01/2021

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Servidor público não tem de ter empatia

Gel é a grande vencedora das eleições 2020 em Antônio Cardoso